O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade de suas batidas, podendo detectar arritmias, sopros ou, até, infarto.

O Holter de 24 horas é um exame que é realizado para avaliar o ritmo do coração em um período de 24 horas.

Geralmente, o exame Holter de 24 horas é utilizado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar.

A Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília do sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília do sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

A espirometria é um exame conhecido como teste de sopro e tem por finalidade medir a função pulmonar do paciente.

Esse exame é solicitado pelo médico para avaliar as condições do pulmão de acordo com a idade, a altura, o sexo e outros indicadores.

O índice tornozelo-braquial é um exame complementar não invasivo auxiliar no diagnóstico da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) dos membros inferiores.

Além de sua utilidade na avaliação da DAOP, também serve como indicador de doença aterosclerótica em outros territórios e como marcador prognóstico para eventos cardiovasculares.

O referido exame é feito da seguinte forma:

Paciente fica deitado em repouso onde serão aferidas as pressões dos membros inferiores (pernas) e superiores (braços).

Os resultados serão avaliados através de um programa que foi desenvolvido para tal e será calculado um valor médio, onde os valores poderão mostrar indícios de uma possível doença arterial obstrutiva periférica (DAOP).

Como interpretar?

>=0.9 – Normal

0.71 a 0.9 – alteração moderada

0.41 a 0.7- alteração moderada

<= 0.4 – alteração importante

>= 1.4 – sugere calcificação de Mockenberg

Entretanto um I.T.B. <0.9 não deve ser tratado como uma variável binária para o diagnóstico da DAOP. Para o julgamento do valor deste índice, deve ser levada em consideração a probabilidade pré-teste da presença da na qual são incluídos os dados clínicos do paciente.

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.